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novembro 24, 2020 6 min ler
“Em meio a tanta tecnologia e inovação, empresas que investem em seus relacionamentos, sempre se destacam no mercado”
Como você se conecta com os clientes sem o contato tão próximo e físico? Esse é um desafio que quase todas as empresas estão enfrentando, mas mesmo nesta época de distanciamento social, ainda temos a oportunidade de criar conexões pessoais no mundo real, através de um ato tão simples, mas muito estratégico: o presentear.
Continue esta leitura comigo e irei te contar um ponto de vista que talvez não tenha sido identificado pela sua corporação.
Com rotinas cada vez mais atarefadas, mal conseguimos tempo de parar e escolher presentes para a própria família. Pensar em "compro qualquer coisa", não gera AQUELE impacto emocional em quem recebe. E tenha a certeza que isso é sentindo pelo familiar. O mesmo para pessoas nos negócios. Elas sabem o valor de serem presenteadas. Sendo assim, é sempre uma boa ideia mostrar aos clientes e parceiros seu reconhecimento e gratidão.
Um novo estudo feito em Seattle, aprofunda a estratégia sobre o resultado que os presentes corporativos geram, baseado em uma pesquisa com mais de 1.000 pessoas que receberam presente de um parceiro.
A pesquisa foi aprofundada nas pessoas que realmente importam: os presenteados.
Embora existam muitos lugares para encontrar informações sobre o que as empresas planejam dar como presente, ninguém estava olhando para este enorme mercado de $ 125 bilhões, através dos olhos de quem recebe. Somente entendendo as atitudes, expectativas e experiências deles é que é possível, maximizar a experiência do resultado que este simples ato de presentear gera.
A Pesquisa de Satisfação dos Presentes Corporativos, preenche a lacuna e mostra quais presentes dar e quanto gastar visando o crescimento dos negócios. Especificamente, cerca de 57% dos entrevistados disseram que “os presentes podem impactar sua opinião sobre um parceiro de negócios tanto positiva quanto negativamente”, portanto, toda empresa precisa se concentrar no primeiro e evitar o segundo.
Detalhando o retorno sobre o investimento de um presente corporativo: executivos de alto escalão são especialmente impactados por um presente que conta uma história e facilita uma conexão emocional; 94% dos principais executivos acreditam ser importante para o sucesso do negócio. Mais de 80% dos executivos de alto escalão acreditam que os presentes corporativos geram ROI positivo mensurável, além de benefícios intangíveis. Os presentes humanizam os negócios.
Quanto é suficiente?
Quando se trata de definir um orçamento para presentes corporativos, a pesquisa conclui que a quantia certa para gastar por presente varia entre R$275,00 a R$850,00, com presentes destinados a executivos, VPs e clientes mais valiosos.
Uma dica importante é pensar em qualidade e não em quantidade ao selecionar os presentes corporativos. O que quer que você dê, faça dele o melhor exemplo dos seus valores. As pessoas associam os presentes a um nível de luxo com as quais normalmente não ostentariam para si mesmas.
Os chefs de cozinha sabem que as pessoas provam primeiro com os olhos, de modo que é isso que determina o quão artisticamente eles apresentam suas criações no prato. O mesmo acontece com um presente. Um presente lindamente embrulhado e empacotado faz com que o destinatário do presente corporativo encante-se e sinta-se extremamente importante. “A qualidade da experiência de unboxing, reflete como um forte sinal para o presenteado sobre o valor dos itens contidos."
Não economize nesta parte essencial do processo de presentear porque isso desvalorizará os itens contidos nele.
Um presente de uma empresa, pode ter uma profunda influência sobre os sentimentos do presenteado em relação ao olhar dele com a sua empresa, seja positiva ou negativamente.
Presentes que incluem muitos logotipos de empresas são os menos desejados entre os presentes corporativos, fazendo com que os destinatários se sintam menos reconhecidos pela sua parceria e isso gera um resultando de níveis mais baixos de satisfação. Uma pergunta feita à um dos clientes foi: “Gosto de comprar e dar presentes corporativos, mas eu gosto de ganha-los também.”
A era do envio de presentes corporativos com o logotipo da empresa está diminuindo à medida que os destinatários percebem os itens com logotipos como material de marketing, não soam como presentes. As empresas podem se sentir compelidas a colocar seu logotipo nos presentes para que os destinatários “se lembrem deles”, mas ironicamente os dados mostram exatamente o oposto. Um presente com logotipo grita “Pense em mim e na minha empresa”, não “O quanto eu penso em você”, que é exatamente, o que um bom presente corporativo deve comunicar.
Já a personalização com os nomes dos presenteados, as iniciais dos seus importantes nomes, isso sim está sendo uma estratégia muito usada como forma de “você é tão especial, que eu busquei um presente que representasse a importância que você tem para nós”, em outras palavras: eu te valorizo!
Uma lacuna revelada entre os presentes corporativos intencionados e como eles são recebidos, é que muitos não são memoráveis .
Quem recebe estes presentes corporativos tendem a ficar muito satisfeitos com o que recebem, mas satisfação está longe de ser o encantamento, e é isso que as empresas devem buscar. É a memorização que impulsiona a conexão e a lealdade que cria o ROI.
O que torna um presente corporativo memorável abrange três qualidades: um presente selecionado apenas para o destinatário; um que inclui uma mensagem pessoal; e um presente personalizado com o nome ou as iniciais da pessoa.
Outras qualidades que aumentam o desejo e a memorização de um presente corporativo é o sentimento gerado através da curadoria, algo feito à mão, exclusivamente para ela, sustentável, de empresas pertencentes a mulheres e minorias. Por exemplo, executivos de alto escalão eram mais propensos a serem influenciados por movimentos sociais e preferir presentes com outros "atributos de valor" agregado.
Embora possa ser perigoso se aventurar muito longe na polarização de causas em presentes corporativos, há previsões de que as decisões sobre presentes de negócios serão influenciadas por movimentos sociais, sustentabilidade e responsabilidade.
Os presentes corporativos são uma ferramenta importante para reter clientes, e por isso, devem ser executados com a mesma reflexão que as outras estratégias de crescimento utilizadas pelas empresas. No entanto, mais de dois terços dos talentosos negócios relatam estar menos confiantes quando se trata de selecionar e dar presentes dentro das suas empresas.
Para aqueles que estão em dúvida sobre o que oferecer, há uma lista de critérios para verificar quais presentes empresariais são à prova de falhas:
FEZ SENTIDO ESSA REFLEXÃO?
Após um longo período de estudos, analises e testes, o time de desenvolvimento de produtos da LeBlank, em um processo de co-criação com os próprios clientes, lança o exclusivo Departamento Corporativo. São produtos e serviços pensados cuidadosamente para servirmos, através dos nossos concierges, o que há de mais inovador e impactante no universo corporativo.
Nosso objetivo é facilitar ao máximo essa sua tarefa, afinal temos dias tão corridos e "missão dada é missão cumprida".
Somos craques em encontrar o meio-termo entre promover sua marca, transmitir sua mensagem e fazer com que seus clientes se sintam valorizados da maneira que você deseja, mostrando o quanto se importa com eles.
Obrigada por me acompanhar até aqui! Espero ter contribuído para a sua tomada de decisão!
Bons negócios!
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